-
Arquitetos: Ciudad nueva, Arquitectura y Paisaje
- Área: 289 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Guy Wenborne
-
Fabricantes: Arauco, AutoDesk, Bipanel, Lumion, Villalba
Descrição enviada pela equipe de projeto. A “Casa no Cais” está localizada na grande ilha de Chiloé, no sul do Chile. É um local relativamente plano que beira uma encosta íngreme e verde ao atingir o mar interior, abrindo-se para uma vista magnífica.
A casa está disposta paralelamente à encosta, configurando um longo volume unitário com uma grande fachada para tirar o máximo partido das vistas. O volume é trabalhado em meios andares, com a área do quarto em dois níveis, e um nível intermediário para a área comum onde se encontram a cozinha, sala de jantar e sala de estar, acesso e terraço coberto. Isto permite que a área social, uma vez que toda a casa é coberta pela mesma estrutura de telhado, tenha maior altura. Como a obra se situa entre o visitante que acede ao local e a vista para o mar, foi decidido abrir uma espécie de "janela" transparente no seu centro, formada pelo volume vidrado da sala e o acesso, que permite ao olho atravessar o volume e compreender a disposição geral. Esta janela é atravessada por um passadiço que forma o acesso e conduz a um miradouro, parecendo um cais e onde se pode apreciar a melhor vista da encosta.
A Ilha de Chiloé é um património frágil, em risco. É por isso que este trabalho foi pensado de uma forma ambientalmente responsável, e é o mais autônomo possível. Devido à escassez de água potável na ilha, esta casa foi concebida para ter o mínimo impacto possível no consumo deste elemento, uma vez que a sua grande nave faz parte de um sistema de coleta de água da chuva que permite encher um tanque subterrâneo de 23.000 litros. Esta água é utilizada para chuveiros, lavagem, irrigação etc., após purificação. A casa é estruturada por meio de painéis SIP, especialmente fabricados com uma face em contraplacado estriado que é o acabamento interior de paredes e tetos.